
No próximo dia 21 de fevereiro, serão comemorados os 150 anos da imigração italiana no Brasil. A data marca a chegada do navio La Sofia, em 1874, que trouxe quase 400 italianos em busca de melhores condições de vida, aponta o Consulado Geral da Itália em São Paulo .
Inicialmente, a maior parte dos imigrantes italianos se dedicou ao trabalho nas plantações de café. Porém, conforme informações do site Dimensione Cidadania , eles não conseguiram acumular as economias planejadas. Diante desse cenário, muitos migraram para os grandes centros urbanos. Registros indicam que, em 1901, dos 50 mil operários das indústrias paulistas, 90% eram italianos.
Atualmente, estima-se que o estado de São Paulo abrigue entre 15 e 20 milhões de descendentes de italianos. Desses, cerca de 345 mil possuem a cidadania italiana reconhecida. Essa comunidade deixou uma influência profunda na cultura local, refletida em áreas como a gastronomia, a arquitetura, as festas e até a moda.
Um exemplo dessa influência é a Breda Alfaiataria , fundada em São Paulo em 1960 por quatro filhos de imigrantes italianos. Ao longo de mais de seis décadas, os produtos das marcas conquistaram espaço em mais de 7 mil lojas revendedoras espalhadas pelos 26 estados brasileiros. Especializada em moda masculina, atualmente o Grupo Breda possui quatro marcas com focos diferenciados, voltadas para atender a diversos perfis de consumidores: OTT, Breda Uomo, Angelo Bertoni e Breda Kids.
Homenagem a São Paulo
Para marcar os 65 anos de história do Grupo Breda, a empresa realizou um ensaio fotográfico das marcas Angelo Bertoni, OTT e Breda Uomo em diferentes locais famosos da cidade de São Paulo.
Roseli Estevam, coordenadora de marketing da empresa, explica que, para a Angelo Bertoni, o local escolhido foi o Edifício Copan, pois ele representa a modernidade e o dinamismo que orientam as coleções da marca. “Assim como a arquitetura de Oscar Niemeyer, o modelo Jonas Sulzbach usou peças projetadas para se adaptarem ao corpo masculino, respeitando a silhueta e oferecendo conforto sem abrir mão do estilo”, afirma.
Já a casa projetada por Ruy Ohtake foi o cenário escolhido para a OTT. Segundo a empresária, o espaço reflete a autenticidade e a ousadia do modelo Dudu Azevedo quando usa as coleções da OTT. “Cada peça é fruto de um processo que valoriza a criatividade, assim como a obra do arquiteto, que transforma espaços em experiências”, pontua.
Por fim, o Memorial do Imigrante, local do ensaio do modelo Ricardo Pereira para a Breda Uomo, é uma homenagem à diversidade e à riqueza cultural que influenciam a história da marca. “Além disso, o Memorial reflete as inspirações que nos guiam na criação de moda masculina, contando histórias e estabelecendo conexões”, finaliza.