Dino

Novos caminhos da gestão de contratos de aluguéis
DINO
Novos caminhos da gestão de contratos de aluguéis

A tecnologia se tornou aliada quando o assunto é desenvolver uma melhor gestão dos processos de rotina de qualquer negócio, dentre eles: o ramo imobiliário. 

Muito além de propriedade nas negociações, a organização possibilita que uma empresa realize um bom serviço - incluindo o atendimento. O item é importante, principalmente em mercados que lidam com tickets médios altos. Segundo o IBGE, o segmento imobiliário é responsável por um índice entre 8% e 10% do PIB, Produto Interno Bruto, sendo que em 2018, das 69 milhões de famílias brasileiras, 17% possuíam despesas de aluguel.

Com a demanda crescente, pontos que proprietários devem dar atenção - e que podem ser apoiados por um software de gestão de aluguéis - vêm à tona. Abaixo, Kaio Henrique Gonçalves, sócio-fundador da Accordous, fala sobre o assunto e ressalta vantagens de modernizar processos.

Gestão autônoma de baixo custo

Ao modernizar processos, o proprietário de imóveis pode descobrir maneiras alternativas de fazer sua gestão. 

“É natural que os proprietários optem pela administração tradicional, mas é interessante que ele tenha uma variedade de formatos a partir da qual escolher. Nesse sentido, a administração autônoma utilizando um software de gestão se coloca como opção.”, diz Kaio Henrique.

Somado ao maior controle sobre contratos e ao estreitamento da relação proprietário-inquilino, ele destaca a maneira como normalmente se faz a cobrança pelo uso de softwares - por taxa fixa pela quantidade de contratos e não por porcentagem do valor do aluguel - como um dos pontos mais vantajosos de uma gestão nesses moldes, pois possibilita, acima de tudo, uma maior margem de lucro para o proprietário.

Automação de processos

Segundo o presidente da empresa, ao automatizar processos, o proprietário pode desfrutar da rápida e eficiente realização de processos que fazem parte da rotina de gestão imobiliária: encontrar inquilinos, consumar contratos, contratar serviços de vistorias e seguros, acompanhar o financeiro de seus aluguéis e cobranças em geral ao longo da vida útil de seus contratos.

“A automação nada mais é do que virar para esse proprietário e dizer: ‘o sistema vai fazer o processo por você' e assim ele pode se preocupar com outras demandas de seus negócios.’”, explica o CEO.

Negociações mais ágeis

Negociações pontuais que antes exigiam muitas etapas para sua consumação, agora podem ser agilizadas utilizando um software de gestão.

Kaio traz o exemplo prático de um caso de negociação que se torna mais ágil por meio da modernização de processos: 

Você viu?

“Vamos supor que seja necessário fazer um conserto que interfira no valor do aluguel de um imóvel. Se antes o contato seguia a ordem inquilino-imobiliária-proprietário, com um sistema inteligente ambos (proprietário e inquilino) podem fazer uma comunicação direta e acertar o valor do reparo diretamente no sistema, definindo prazos e parcelas. Além de encurtar etapas, a parte prática da cobrança em si é facilitada com um sistema de gestão.”

Tudo na palma da sua mão

Centralizar informações em um só lugar por meio do qual seja possível realizar consultas e atualizações é essencial. Conseguir fazer tudo isso em um lugar que possua integração com portais/sites já conhecidos é um grande diferencial.

Como exemplo, Kaio cita: “a Accordous hoje proporciona ao locador a possibilidade de criar anúncios de imóveis dentro da plataforma, enviando-os para portais já reconhecidos no ramo. Se amanhã ou depois um novo portal de anúncio surgir e vermos que existe demanda, podemos criar uma nova integração. A ideia da integração é importante, pois dá ao sistema a possibilidade de se especializar na gestão da vida útil dos contratos, o core da plataforma, enquanto funcionalidades secundárias podem ser feitas por meio de pontes entre o sistema e portais parceiros que já sejam excelentes naquilo que fazem.”

Dentre os serviços e ferramentas que trazem essa grande centralização para proprietários, o CEO menciona o armazenamento de dados de inquilinos e de propriedades (construindo até mesmo um histórico dos mesmos), gestão de faturamento de aluguéis, negociação de dívidas, geração de relatórios gerenciais, consulta de orçamento de serviços de seguro, busca e realização de vistorias, anúncio de imóveis e coleta de leads, dentre outros.

Digitalização de processos: diminuição da papelada

Como consequência da modernização de processos gerenciais, a diminuição da papelada é um item importante em diversos sentidos.

Além de proporcionar sustentabilidade, diminuição significativa de gastos com materiais de papelaria e melhor organização, a digitalização proporciona ainda maior agilidade nas negociações em geral, agora feitas em meio eletrônico, resultando em maior rapidez de recebimento e realização de assinaturas e consultas.

Para alcançar todos os pontos acima citados, ter a tecnologia como aliada pode ser um caminho.

Segundo a Agência Brasil, em 2021 a previsão é de um crescimento de 3,50% no mercado imobiliário, com o auxílio de tecnologias que facilitem as negociações on-line. Para os sócios da Accordous, esses números só comprovam que este é o momento ideal para proprietários explorarem novas formas de gerirem e acompanharem seus empreendimentos imobiliários. 

Pensando nisso, a Accordous tem se colocado como nome elegível para tal tarefa. A startup foi fundada em 2019 e neste período recebeu um aporte de 1 milhão de reais. De acordo com Kaio Henrique, os fundadores perceberam que apesar de existirem centenas de softwares imobiliários, são todos focados nas imobiliárias e o mercado estava carente de uma solução específica para administradores.

A aposta da empresa está em uma ferramenta simples e direta, que permita a administração quase totalmente automatizada e que possibilite acessar todas as informações do empreendimento em um único lugar, digitalmente, promovendo maior independência ao proprietário.

Para saber mais, basta acessar: https://accordous.com.br/

alt

Website: http://www.accordous.com.br

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários