Recentemente, o ranking "Connected Smart Cities 2021" elaborado pela Urban Systems revelou que Indaiatuba é a 14ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes.
O estudo, que está na sua 7ª edição, mapeou cerca de 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país. O principal objetivo era identificar as cidades com maior potencial de crescimento no Brasil através dos indicadores inteligência, conexão e sustentabilidade , que inclusive são a base dos projetos Smart da empresa Zarin, sediada na cidade.
Não por acaso, a cidade também é a primeira a receber um bairro “Smart City” no estado de São Paulo: com Wi-Fi público, monitoramento das câmeras através do celular dos moradores, integração com os sistemas de segurança do município, compartilhamento de espaços de lazer, além de uma forte preocupação com o meio ambiente através dos painéis de energia fotovoltaica, reúso da água e centro de compostagem.
Agora, este projeto que será entregue em dezembro deste ano, receberá a primeira casa popular inteligente do país. Batizada de “Smart Home” o imóvel pode ser controlado pela Alexa por meio de uma elétrica inteligente, onde toda a iluminação da casa é integrada com o dispositivo da Amazon. O imóvel também já tem a previsão de carregamento de veículos elétricos.
Embora a automação residencial ainda seja um item restrito a imóveis de alto padrão, a Smart Home é vendida dentro do Programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), ou seja, é um produto popular.
Com isso, o município, que já era conhecido pela qualidade de vida, ganha ainda mais destaque com esse lançamento que irá transformar o estilo de moradia da região, aliando tecnologia a um custo acessível.
Serviço:
Inauguração do Decorado Smart Home
Dia: 25 de setembro (sábado)
Horário: A partir das 10 horas
Endereço: Rua Irmã Maria Angélica, Smart City Indaiá.
Website: http://www.grupozarin.com.br