
Pegar uma foto e fazer com que a imagem da pessoa ali retratada se mova e dance a música do momento. É nessa tecnologia que o grupo HumanAIGC, formado por pesquisadores da China, está trabalhando. Os cientistas apresentaram uma inteligência artificial (IA) que cumpre exatamente a função de animar imagens estáticas.
A tecnologia segue em fase de testes e aperfeiçoamento, ou seja, não está disponível para uso no momento. No entanto, os pesquisadores deram uma demonstração da novidade em uma postagem no site GitHub . Eles produziram um vídeo mostrando o funcionamento da IA.
“Nosso método pode transformar imagens em vídeos animados controlados por uma sequência de poses desejadas”, explicam os cientistas Li Hu , Xin Gao , Peng Zhang , Ke Sun , Bang Zhang e Liefeng Bo no material. Eles alegam, em suas próprias palavras, que o resultado é “consistente e suave”.
Impacto da inteligência artificial
Na opinião de Rogerio Gomes, SEO Manager no The Growth Hub (empresa especializada em desenvolvimento de sites e produção de conteúdo online), a nova tecnologia é muito bem-vinda. “Tem tudo para causar uma grande revolução na indústria, já que vai permitir que mais conteúdo seja criado, em diversas áreas, em uma velocidade sem igual”, analisa.
O principal benefício, segundo Gomes, será a possibilidade de agilizar e facilitar a edição de vídeos. “Vamos acelerar a produção de conteúdo. Já é possível gerar uma imagem a partir de comandos de prompt e, com ferramentas como essa, iremos, literalmente, dar asas à imaginação”, afirma.
Um dos maiores potenciais de uso da IA que anima fotos estáticas está no TikTok, opina Gomes. A rede social, famosa por seus conteúdos virais, “está repleta de vídeos gerados inteiramente por algum tipo de IA, independentemente do segmento de busca” e uma novidade como essa deve ter apelo junto a usuários comuns, empresas e influenciadores, diz o SEO Manager.
O especialista faz, no entanto, uma ressalva: muitos profissionais da área não estão atentos às mudanças que se aproximam e ficam vulneráveis a perder espaço no mercado. Por isso, Gomes recomenda que quem trabalha na área esteja atualizado com as tendências e incorpore-as à rotina, pensando em uma forma de utilizá-las para agregar qualidade ao seu trabalho.
O ponto de vista é reforçado por um estudo segundo o qual trabalhadores qualificados em IA podem ter uma remuneração até 47% maior do que aqueles sem esse conhecimento. Esse dado é fruto de uma pesquisa da Amazon Web Services (plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon) em parceria com a consultoria Access Partnership .
Gomes afirma ainda que a IA muda não apenas a produção de conteúdo nas redes sociais, mas a internet como um todo. “A tecnologia está vindo para revolucionar, e isso está acontecendo até com as buscas que realizamos. Antes tínhamos sites como resultados de busca, como melhor do luxo , concurso da caixa econômica federal , melhor clube ou melhor microondas , por exemplo”. “Agora, estamos recebendo uma resposta gerada com base em inteligência artificial”, declara, referindo-se a pesquisas feitas no Google.
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